Outubro-rosa

Mulheres de todo o mundo, unam-se contra o câncer de mama!

Estamos no mês de outubro, mundialmente marcado pela campanha do Outubro Rosa. O nome se refere à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a adesão popular.

O objetivo da campanha é sensibilizar a todos e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, pois o segredo da cura é a prevenção feita através do autoexame e mamografia.

No Brasil, estima-se 500 mil novos casos de câncer por ano, dentre eles, 49 mil referentes ao tumor na mama. Após os 35 anos, a incidência aumenta rapidamente e progressivamente. Não há uma razão específica para que este câncer ocorra, mas dentro do grupo de risco estão pessoas com histórico familiar com a doença, excesso de peso, menopausa tardia, nunca ter engravidado ou engravidar após os 30. Ressaltamos que nem todo tumor na mama é maligno, mas isso só pode ser confirmado a partir de exames médicos.

Quando o nódulo é descoberto e tratado ainda em sua fase inicial, as chances de cura chegam até 95%. Nessa fase o nódulo tem menos de 1 cm, o que dificulta ser detectado pelo autoexame. Por isso, é de extrema importância que mulheres acima de 40 anos façam a mamografia anualmente.

Assim como o Instituto Diplomata, todos podem apoiar essa causa e participar da campanha. Homens, conversem com suas amadas esposas, filhas, irmãs e mães, contem a elas sobre os riscos e indiquem a precaução. Mulheres, tenham o amor pela própria vida acima de tudo e se esqueçam dos tabus ou dificuldades para realizar as prevenções.

Vamos juntos criar um mundo mais saudável para todas as mulheres!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>